http://www.adepbahia.org.br/Noticia/10061/Presidente-da-ADEPBA-participa-de-inauguracao-da-nova-sede-Vitoria-da-Conquista

Comunicação

Notícias

02/03/2023

Presidente da ADEP-BA participa de inauguração da nova sede Vitória da Conquista

Presidente da ADEP-BA participa de inauguração da nova sede Vitória da Conquista

O sudoeste da Bahia, mais precisamente Vitória da Conquista, recebeu na última terça-feira (1º) as novas instalações da 2ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), homenageando o defensor Valdemir Pina, vitimado pela Covid-19 em abril de 2022. Momento de emoção também para a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA), Tereza Cristina Ferreira, que destacou o trabalho do defensor na Regional e parabenizou pela justa homenagem ao nomear de Valdemir Pina a nova unidade.  

 Na oportunidade, a presidente da Adep-BA destacou que a Regional reflete a luta da sociedade civil e a necessidade de fortalecimento.  “Para que a Defensoria tenha uma expansão real, é indispensável que sejam asseguradas as condições mínimas ao trabalho. Sem estrutura de trabalho, qualquer intervenção da Defensoria no interior do Estado será imperceptível frente à complexidade das demandas da população vulnerabilizada, o que seria um desserviço à própria causa do acesso à justiça”. 

 Aproveitando a presença da sociedade civil organizada e de representantes políticos, a presidente da Adep-BA também destacou alguns gargalos da Defensoria para melhor atender o público como a falta de servidores efetivos, o congelamento salarial há praticamente 10 anos e estrutura deficitária em diversos locais para melhoria da condição de trabalho e atendimento. 

 “Nós, defensoras e defensores, estamos há quase 10 anos sem aumento. Apesar de a instituição ter crescido com a realização de concurso público e nomeação de novos membros, a geladeira remuneratória pode provocar um esvaziamento dos quadros da carreira, considerando o descumprimento da paridade com as demais carreiras do Sistema de Justiça, no caso a de promotor e de juiz”, finalizou Tereza.