https://www.adepbahia.org.br/Noticia/10003/AdepBA-celebra-35-anos-com-lancamento-de-memorial

Comunicação

Notícias

20/10/2020

Adep-BA celebra 35 anos com lançamento de memorial

Adep-BA celebra 35 anos com lançamento de memorial

Em comemoração aos seus 35 anos, a Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) lança nesta quarta-feira (20) um Memorial Virtual no site da entidade, contando a história de luta da classe nesse período. O projeto reúne fotografias, matérias jornalísticas, entre outros materiais que registraram a atuação da associação e dos membros nas campanhas nacionais, nos debates eleitorais para Defensor Público Geral (DPG), eventos de confraternização, inaugurações institucionais, Lavagens do Bonfim, mobilizações políticas, paralisações e eleições e posses de diretoria

O Memorial da Adep-BA está diponível em uma aba do menu principal e a ideia é que permaneça em constante construção, como explica a vice-presidente e idealizadora da iniciativa, Mônica Soares. "A história é viva e muda a cada segundo. Chegamos até aqui, mas cada colega, associado ou não, pode revistar seu baú de memórias e resgatar os registros da classe a partir de sua perspectiva e compartilhá-la com a nossa associação. Competirá à Adep-BA e ao corpo defensorial manter esse acervo em movimento".

Marcar a passagem de uma data tão importante nesse momento de distanciamento social causado pela pandemia e de ataques à democracia e à Constituição, com uma ação que ao mesmo tempo provocasse reflexões sobre os caminhos que levaram à consolidação da carreira e da Defensoria Pública na Bahia e resgatasse a memória institucional, foi o que motivou o projeto. "Mergulhar nesse passado nos alerta para o tamanho da nossa responsabilidade de mantermos a luta e garantir não somente os interesses corporativos, mas, principalmente, a defesa do povo pobre, oprimido e subalternizado que precisa de nós", destacou Mônica. Conheça o memorial aqui.