https://www.adepbahia.org.br/Noticia/10009/AdepBA-tem-nova-diretoria

Comunicação

Notícias

23/11/2020

Adep-BA tem nova diretoria

Adep-BA tem nova diretoria
Dirigentes da nova diretoria

A posse da nova diretoria da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) ocorreu na noite da última sexta-feira (20), na sede da entidade, e reuniu, além dos atuais e antigos dirigentes, membros da instituição baiana e de outros estados, incluindo o alto comando da Defensoria Pública e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), representantes de autoridades, amigos e familiares dos integrantes. Realizada conforme as recomendações de distanciamento e transmitida pela internet, a cerimônia foi marcada pela emoção natural que momentos de encerramento e início de ciclos despertam.

Em sua última mensagem à frente da associação, a então presidente, Elaina Rosas, destacou a oportunidade que ocasiões como essa possibilitam para autoavaliação e legitimação dos objetivos. "São processos da vida, efêmeros por natureza, mas sempre ricos em aprendizado que nos leva a amadurecer como pessoas e como profissionais". Ela também desejou sorte e sucessos aos colegas que assumem e falou sobre os desafios que associação deve enfrentar no próximo biênio para combater os previstos ataques com foco no desmantelamento do serviço público. 

Logo após a fala de despedida, a diretoria "Diálogo e força para um novo tempo" foi empossada e o presidente da Anadep, Pedro Paulo Coelho, deu as boas-vindas aos novos colegas de vida associativa. Ele ressaltou a importância da entidade baiana no âmbito nacional e recordou momentos em que os membros da Bahia foram responsáveis por movimentações decisivas no Congresso Nacional junto à "bancada do dendê", para evitar maiores perdas ao funcionalismo durante as discussões da reforma da previdência, em 2019. Já o Defensor Público Geral, Rafson Ximenes, salientou o dever da associação de estar cada vez mais próxima da sociedade e a necessidade dos novos gestores utilizarem de sabedoria e determinação para lidar com as dificuldades que estão por vir, num cenário cada vez mais desfavorável ao serviço público.

O atual presidente, Igor Raphael Santos, comentou sobre a alegria e responsabilidade de assumir o cargo, saudou os demais componentes da sua gestão e pontuou alguns desafios da categoria ainda não superados, a exemplo da recomposição salarial e da garantia da autonomia integral da instituição. "Poderiam parecer problemas díspares e heterogêneos, mas estou e estamos convictos de que a solução será construída de forma determinante pela luta associativa, da qual a Adep-BA não se furtou e não se furtará a engajar-se, assumindo o protagonismo que lhe é reservado", assegurou. Ele ainda citou a relação direta entre a oferta de um atendimento mais qualificado aos assistidos e melhores condições de trabalho às defensoras e defensores públicos.

Igor também prometeu administrar a entidade de forma democrática e ressaltou a pluralidade da diretoria: "com colegas de todas as classes da carreira, de quase todas as regionais, com equidade entre representantes da capital e do interior, e com integrantes oriundos das cotas raciais e para pessoas com deficiência". De acordo com ele, a ampliação do números associados e associadas é uma das principais metas da equipe. "Para atingir esse objetivo, afianço a todos: faremos uma gestão transparente e altiva, buscaremos agregar e não desagregar. Não confundiremos diálogo com conivência, combatividade com desrespeito; firmeza com ultraje; muito menos autonomia com indiferença", afirmou.

Antes de concluir, o presidente reiterou a convicção de toda diretoria na missão que assume. "O papel da Adep-BA é claro, inequívoco, trata-se da luta associativa pela preservação e ampliação dos direitos e prerrogativas de todos os, hoje, 273 associados. Direitos e prerrogativas que não existem por si sós, são, em verdade, instrumentos necessários e indispensáveis à real concretização de nosso mister constitucional, e material, que não é outro senão conferir o efetivo e qualitativo acesso à justiça", declarou.

Além de Igor na presidência, agora fazem parte da entidade Marcus Vinicius, Lavinie Eloah, Alexandra Soares e Raphael Scorpião, na diretoria; Fernanda Nunes Morais, Diana Suedde, Priscila Berto e Eliana Reis no Conselho Superior; Gilmar Bittencourt, Tiago Carvalho e Jamara Saldanha no Conselho Fiscal; e Clecia Moura, Isis Vasconcellos e Ana Jamile na suplência. Dentre os convidados presentes e espectadores estavam a vice-presidente da Anadep, Rivana Ricarte; a corregedora e a ouvidora geral da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), respectivamente, Liliana Cavalcante e Sirlene Assis;  o presidente do Instituto Baiano de Direito Processual Penal, Luiz Gabriel; e a assessora parlamentar, Renata Deiró, representando a deputada estadual Olívia Santana.


Galeria de Fotos