https://www.adepbahia.org.br/Memorial-ADEP-BA

Comunicação

Memorial da ADEP-BA

“Os buracos do esquecimento não existem. Nada humano é tão perfeito, e há simplesmente gente demais no mundo para tornar o esquecimento possível. Sempre alguém ficará vivo para contar a história”

(Hannah Arendt - 1906/1975)

Em comemoração aos 35 Anos da Associação de Defensores e Defensoras Públicas do Estado da Bahia, apostamos no fortalecimento da história e memória institucional como mecanismo de reflexão sobre as dinâmicas e conjunturas políticas que possibilitaram a consolidação de nossa carreira, a partir da luta associativa.

Aprender com o passado exige a humildade de reconhecer que nossos passos vêm de longe! Em nossa trajetória, estão incluídas as contribuições de cada gestão da ADEP-BA, das associadas e associados, da maior ou menor permeabilidade do comando da Defensoria Pública, também dos anseios e necessidades dos usuários dos serviços da nossa instituição, a requisitarem maior articulação política e organicidade da carreira.

Cada registro fotográfico, matéria jornalística, texto e tantos outros materiais inseridos no nosso memorial nos alerta para o tamanho da responsabilidade que repousa sobre os nossos ombros. A de mantermo-nos na luta, em marcha, para garantir não somente os interesses corporativos, mas, principalmente, para atuarmos na defesa das pessoas que mais precisam de nós: o povo pobre, oprimido, subalternizado pela hipossuficiência financeira e tantas outras anulações que rebaixam sua cidadania. A cada passo dado, ao longo destes trinta e cinco anos, a ADEP-BA tem conseguido contribuir com a consolidação de nosso ideal para a Defensoria e a carreira de Defensor Público, mas ainda há muito o que caminharmos.

Este memorial trata-se de um projeto que permanecerá em constante construção e reconstrução. Afinal, a história é viva e muda a cada segundo. Chegamos até aqui, mas cada colega, associado ou não, pode revistar seu baú de memórias e resgatar os registros da classe a partir de sua perspectiva e compartilhá-lo com a nossa associação. Competirá a ADEP-BA e ao corpo defensorial manter este acervo em constante movimento, considerando a efervescente da vida.

Contamos com vocês e aproveitem!